Isso mesmo que você leu no título . Feito é melhor do que perfeito !!

Esse post de hoje eu quero comentar um pouco a respeito dos desafios enfrentados por diversos programadores ao longo de suas carreiras .

E alguns problemas que tenho percebido em diversos programadores quando começam .

foco-1

#01 – Overdose de Informação

Quando muitos programadores começam , sempre procuram por diversas linguagens , vários frameworks , vários tipos de banco de dados e assim por diante .

Não há nenhum problema em você procurar se informar e entender como funciona essa etapa e parte do processo de construção de um sistema , site ou algo do tipo .

O problema começa quando você não determina onde quer focar e onde quer chegar , gerando assim uma insatisfação .

Logo abaixo abordaremos essas duas temáticas : Informação e Insatisfação .

Insatisfação

foco-2

É comum sentirmos insatisfação , ficar frustado quando algo não dar certo .

Se você é uma pessoa que se frusta muito e não consegue se concentrar na hora de programar , é bom refletir um pouco .

Refletir nas situações em que lhe deixa dessa forma e assim poder chegar em uma conclusão mais exata do que você quer .

Pensando nisso e analisando antes de escrever esse post eu pensei : O que será que causa mais insatisfação nos programadores ?

Nas diversas pesquisas e fontes que procurei , achei uma lista e um apanhado de entrevistas de programadores que desistiram , deixaram seus sonhos perecerem e assim por diante .

foco-3

Se você faz uma pesquisa sobre a insatisfação dos programadores você encontra diversos artigos contando exatamente sobre esse tema .

Esse post que você está lendo aqui é exatamente para expor a minha opinião de algumas controvérsias e coisas que discordo e concordo .

Primeiramente eu tomo a frente pra criticar e apontar alguns erros que encontro nas pesquisas sobre alguns assuntos.

Olha , esse post não é pra falar mal , denegrir ou tentar acabar com reputações ; irei abordar pesquisas , pontos de discordância e minha visão e forma de ver sobre esse assunto .

Quando estudamos um assunto precisamos sempre abordar os pontos Negativos e Positivos .

Uma pesquisa feita pelo a empresa LoveMondays que hoje é chamada de: Glassdoor!

A pesquisa feita pela a LoveMondays aponta alguns pontos de insatisfação e o grau de insatisfação desses profissionais .

Em um artigo publicado no site Olhar Digital na qual aborda esse tema e essa pesquisa fala a respeito disso e cita esses tópicos :

foco-4

A consultoria Love Mondays realizou pesquisa que constatou que programadores estão entre os profissionais mais insatisfeitos com o trabalho entre 14,1 mil consultados. Os tópicos avaliados pela pesquisa foram: remuneração, benefícios, oportunidades de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida e da satisfação geral com o trabalho.

Olhar Digital

O topo de profissionais mais satisfeitos ficou com as pessoas que estão começando a carreira, como aprendizes, trainees e estagiários. Os mais insatisfeitos são aqueles que desempenham funções operacionais como carteiros e operadores de telemarketing. Confira a lista abaixo:

Olhar Digital

Pontos Negativos abordados nessa pesquisa :

Não possui tantas informações descritivas e analises baseados em cada região do país .

Dentro da área de Tecnologia há diversas vertentes e tipos de trabalho que você pode operar e trabalhar .

A pesquisa realizada não aponta os pontos negativos disso e nem os pontos positivos , fazendo assim com que somente um lado esteja disponível para ser analisado .

  • Remuneração
  • Benefícios
  • Oportunidades de Carreira
  • Cultura da empresa
  • Qualidade de vida

A minha intenção com o post é fazer uma analise e comentar a respeito do mercado de trabalho e todas as coisas disponíveis e passar algumas dicas que no meu conceito podem ser importantes .

#Remuneração

Pra muitos R$ 2,000 é um valor bom para se trabalhar e fazer as suas coisas no dia a dia .

Pra outros R$ 2,000 é um valor baixo demais e que não dá nem pra pagar as contas, como faz então ?

A remuneração muita das vezes está baseada nas perspectivas do mercado , no porte da empresa e também região que está esse seu emprego .

Fatores financeiros a qual a pessoa se encontra também tem que ser levados em conta .

Baseado nisso , o Blog : Profissionaisti citou em seu artigo a respeito de ser um programador no Brasil e as suas dificuldades .

Então, você se decepciona com o famigerado mercado de trabalho e resolve trabalhar por conta própria. Boa sorte. Uma das mais famosas propagandas do governo convida todos os profissionais informais (isto é, que não pagam impostos à cleptocracia brasiliense), a se tornarem microempreendedores individuais. A oferta é tentadora, afinal, não é necessário ter um contador, os impostos são baixíssimos e as obrigações são quase inexistentes. Você fica todo contente até se dar conta de um pequeno detalhe: programador não pode ser MEI!

– Profissionais TI

As dificuldades de empreender no Brasil são muito grandes e que levam muitos profissionais de TI como também de outras áreas desistirem .

Associado a isso vemos os índices salariais e ofertas de emprego muito das vezes escassas e sem muito critério técnico e específico .

Digo isso baseado em diversas vagas de emprego a qual já presenciei e já vi sendo anunciadas e propagadas .

foco-5

A dificuldade para se trabalhar na informalidade ou da maneira mais conhecida : Freelancer .

Os freelancers tem ganhado bastante espaço nessa curva e falhas do mercado físico PJ e CLT , agora um ambiente mais virtual e possível de eu não possuir vinculo empregatício com a empresa a qual eu trabalho .

De todas as formas , tanto CLT , PJ ou Freelancer tem seus pontos bons e ruins .

CLT a segurança que você tem é que todo mês irá cair dinheiro na sua conta independente se você criou ou fez muitos sistemas na sua empresa ou não .

Por um lado é bom sim , mas na maioria das empresas mais tradicionais você não vai fazer outra coisa , ficará em um ciclo rotineiro e pra quem se identifica como programador criativo isso é um saco .

O Programador criativo todo dia ele quer renovar , fazer coisas pra simplificar , modificar a estrutura começando da base até seu ponto máximo fazendo com que a empresa escale pra outro patamar e por ae vai .

Quando você sai do CLT ainda tem os seus direitos garantidos pela a lei na qual a empresa terá que arcar com alguns direitos que o ex-empregado possui .

Depois que é demitido ele começa a se preocupar com as contas daqui uns 6 meses quando a verba governamental acabar , como vai ser ? como irá resolver a situação das contas a pagar ?

É ae que o profissional começa entrar em crises se não possuir a sua mente e criatividade focadas em algo melhor.

Não digo que trabalhar de forma CLT é ruim , tem seus pontos negativos e positivos.

Assim como o PJ , tem seus lados positivos e negativos da situação de contratante ou prestador de serviço.

#Benefícios

foco-6

Quais os benefícios de se trabalhar com que gosta ?

Já fizeram esse questionamento ?

Talvez seja uma das melhores coisas que você já conquistou na vida , mas acredito que não é todo dia que você acorda com aquela vontade toda de trabalhar .

Planejamentos são ótimos para manter uma vida produtiva e organizada .

Há uma diferença nas 3 modalidades citadas no tópico anterior na qual implica diretamente na sua vida e no modo de produção e visão sobre alguns assuntos.

No tópico anterior também citei a respeito do benefício de se trabalhar como CLT e um ponto negativo .

Discorro nesse tópico agora para explicar detalhadamente e que você possa entender a diferença de forma fácil e bem explicada .

CLT você possui a segurança de todos os meses receber , talvez sendo freelancer você não possua tanto essa segurança pois seus clientes podem cancelar o serviço , mudar os trabalhos e por ae vai .

Os benefícios de trabalhar sendo Freelancer é a liberdade que você ganha de poder programar uma viagem e ir sem preocupação , leva só o notebook e pronto .

Quando você adota esse estilo de vida é preciso ter em mente uma coisa : Organização Financeira , Emocional e Organização de sua agenda .

Muitos acham e acreditam que o profissional Freelancer é uma pessoa que acorda meio dia , faz um café , mexe 2 horas no computador e pronto , tá rico . Nada disso , muita das vezes o profissional freelancer trabalha mais que uma pessoa que trabalha de forma CLT .

Eu já cheguei a trabalhar mais de 10 horas no dia para poder compensar e adiantar muitas coisas .

Quando você tem foco e está buscando completar metas , tudo que você faz você quer adiantar para que o processo se torne mais rápido .

Hoje em dia existe diversas plataformas focadas fazer você conseguir emprego , serviço rápido .

Diversas plataformas como : Workana , 99Freelas , 99jobs e diversas outras.

A construção de um patrimônio e até mesmo de uma segurança maior para se manter devem ser os pontos base para quem trabalha como freelancer.

A partir do momento em que eu tenho uma carteira de clientes eu preciso organizar isso de forma que eu possa ganhar suficiente e não me perder em contas.

E se um cliente desistir dos seus serviços ? Isso pode acontecer . Como fica pra você ? O desespero toma ? Qual será sua reação e como enfrentará mais uma parte da sua renda indo embora ?

É nesses pontos em que o freelancer precisa se preocupar e também entender que precisa estar bem “segurança financeira“.

#Oportunidades de Carreira

A oportunidade para uma vaga está ligada na maior parte diretamente com o perfil do cliente . Não adianta eu ter 10 Mil stacks(Linguagens e frameworks que aprendeu) e não fazer nada.

Na entrevista de emprego você pode até impressionar o RH, mas na prática e dia a dia da empresa você não faz nada.

Eu sempre toco no ponto de você se especializar em uma stack e ir em frente com ela até aonde não der mais para lhe atender.

Há , vou aprender Python , JavaScript, GO, IA , PHP e React e mais 10 mil outros frameworks ae.

Beleza, mas vai servir pra quê essas linguagens todas ?

Quando você se especializa para algo deve sempre buscar também as oportunidades para aquela stack e ver se na sua cidade(Se quiser CLT) tem várias empresas trabalhando com essa tecnologia que você gosta.

#Cultura da Empresa

É também um fator muito importante na hora de buscar por uma vaga. Será se aquela empresa usa as tecnologias que você gosta ?

Você terá que se sacrificar e aprender outras stacks pra poder trabalhar lá ?

Avalie empresas e foque em algo que vai te fazer bem ao longo da sua carreira dentro da empresa.

Muitas empresas tem uma cultura diferente, é difícil encontrar empresas com o mesmo foco, determinação, padronização de código e assim por diante.

Se você encontrar, agarre com todas as forças e faça valera a pena.

#Qualidade de vida

A qualidade de vida está ligada totalmente e diretamente com tópicos citados acima.

Quando você começa a ter uma renda compatível ou acima da sua realidade isso pode sim lhe dar uma qualidade de vida melhor.

Mas o que necessariamente seria qualidade de vida ?

Cada pessoa entende qualidade de vida de forma diferente e de diversas formas.

Dinheiro não traz felicidade ?

Estudar pra quê ?

São diversas perguntas que são levadas em questão quando se trata de qualidade de vida e vai de cada um. Não tenho como avaliar e dizer que pra você qualidade é x tipo de vida, vai de você criar e construir a sua qualidade de vida.

#Conclusão

Sempre foco em algo e termine antes de começar outro. Não criei diversos projetos na qual você não consegue terminar.

Feito é melhor do que perfeito.

Espero ter ajudado e contribuído mais na explanação desse assunto e citando essa pesquisa e falando de alguns pontos. Você, o que achou desse conteúdo ? deixe abaixo o que achou.

#Fontes:

https://www.glassdoor.com.br/index.htm#loveMondaysRedirect

https://olhardigital.com.br/pro/noticia/pesquisa-programadores-estao-entre-os-mais-insatisfeitos-no-trabalho/48227

https://www.profissionaisti.com.br/quer-ser-programador-no-brasil-desista/


0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *